segunda-feira, 27 de junho de 2011

Um perfil do mercado da terceira idade no Brasil


O Brasil já possui hoje cerca de 19 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos. (O dado está divulgado na edição de 17/05/2008 do jornal Diário de São Paulo). Com o crescente aumento da qualidade de vida das pessoas no País, registra-se também um crescimento na expectativa de vida da população. Nos tempos atuais, não é mais raridade chegar-se aos oitenta anos de idade gozando de boa saúde e disposição.

De olho nesse segmento do mercado, o dos homens e mulheres da terceira idade, que felizmente só cresce no Brasil, empresas de vários setores pesquisam as suas características e tendências e propõem novas linhas de produtos e serviços para atendê-lo. Tem manifestado significativo interesse nessa fatia do mercado empresas de turismo, lazer, cosméticos, telefonia móvel, produtos financeiros, empreendimentos imobiliários, dentre outras.A título de exemplo do vigor desse mercado, cita-se os casos da maior operadora de turismo no Brasil, a CVC, onde os viajantes com mais de 60 anos já representam 60% da demanda dos cruzeiros marítimos; e de uma fabricante de cosméticos, a Natura, que desenvolve nos seus laboratórios cremes voltados para senhoras com mais de 60 anos.Um recente estudo da empresa de pesquisas de mercado QuorumBrasil, realizado com 200 entrevistados com idade entre 65 e 75 anos, com diferentes faixas de renda, na cidade de São Paulo (publicado no jornal "A Gazeta Mercantil", de 25/05/2008), revelou os seguintes hábitos de consumo da terceira idade:

  • 19% das despesas dos idosos, vão para alimentação;
  • 16%, para água, luz, telefone e gás;
  • 16%, para planos de saúde
  • 14%, para remédios;
  • 11%, para cartão de crédito e financiamentos;
  • 11%, para lazer;
  • 8%, para moradia;
  • 5%, para transporte.

Observa-se, como pode ser facilmente justificado, que parcela significativa do orçamento (30%), é comprometido com planos de saúde e remédios. Queira a providência divina e os avanços da ciência que o advento de novos tratamentos médicos, notadamente os baseados em técnicas de engenharia genética, aplicações de células-troco e correlatos, muito em breve criem condições para o declínio desse valor.

Na medida em que cresce o número de homens e mulheres na faixa da terceira idade no Brasil, espera-se também um significativo aumento na oferta de bens e serviços voltados para esse público alvo. Que de fato as empresas consigam realmente traçar um perfil honesto desses "novos" consumidores e que os novos produtos e serviços lançados atendam as suas necessidades com qualidade, segurança e satisfação!


Fonte:http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=6032

Nenhum comentário:

Postar um comentário